CelebraçãoCoreia Popular

Coreia Popular celebra os 80 anos de sua libertação

(Pyongyang, 15 de agosto, ACNC)

No dia 14 de agosto, na Praça do Arco do Triunfo, realizou-se o espetáculo comemorativo do 80º aniversário da libertação da pátria, acrescentando alegria e emoção à grandiosa celebração política destinada a marcar, de forma solene, esta significativa data, momento que inaugurou todas as vitórias e glórias da Coreia socialista e firmou as sólidas raízes de 80 anos de um Estado independente e poderoso.

A histórica encosta do Moranbong, que ainda hoje transmite, de forma vívida, o clamor de júbilo da nova Coreia saudando o libertador e grande líder, figura incomparável encontrada pela primeira vez nos cinco mil anos de história nacional, estava repleta do orgulho e da honra dos participantes ao contemplarem os 80 anos de construção de uma pátria próspera e poderosa.

O estimado camarada Kim Jong Un assistiu ao espetáculo.

Quando Kim Jong Un apareceu na tribuna de honra, acompanhado do presidente da Duma Estatal da Federação Russa, Vyacheslav Volodin, a multidão irrompeu em aclamações estrondosas.

Entre os presentes estavam membros do Presidium do Bureau Político do Comitê Central do Partido do Trabalhado da Coreia, dirigentes do Partido, do governo e das instituições militares, secretários responsáveis dos comitês provinciais do Partido, descendentes de veteranos da luta revolucionária antijaponesa, quadros de ministérios e órgãos centrais, trabalhadores de Pyongyang, pessoas condecoradas por serviços ao país, soldados do Exército Popular, estudantes das academias revolucionárias, cidadãos de Pyongyang e estudantes universitários.

Também estiveram presentes os integrantes da delegação parlamentar russa, da delegação do Ministério da Cultura da Rússia, o embaixador extraordinário e plenipotenciário da Federação Russa na Coreia e membros da embaixada. Compatriotas residentes no exterior que visitaram a pátria socialista por ocasião da data comemorativa também participaram.

Abrindo o espetáculo de forma singular, paraquedistas militares realizaram uma exibição coletiva de salto.

Lançando-se a 4.500 metros de altitude, os paraquedistas abriram seus paraquedas de controle e executaram manobras de alta dificuldade, cruzando o céu noturno como se fossem deslumbrantes flores oferecidas à gloriosa história da pátria.

Quando um paraquedista, carregando a bandeira da República, desceu em direção ao público, evocando o orgulho dos anos de lutas e vitórias superadas diante de incontáveis desafios, os espectadores prestaram homenagem com aplausos vibrantes e aclamações entusiasmadas.

O palco recebeu apresentações diversificadas, incluindo canções dedicadas ao líder, músicas revolucionárias e obras-primas patrióticas.

No clima de reverência, ecoaram canções revolucionárias e hinos da luta antijaponesa que retratavam a imagem heroica dos pioneiros da revolução, eternizada nas primeiras páginas da história revolucionária coreana.

Embora o 15 de agosto histórico se distancie no tempo, a determinação de manter, por 80 anos, a dignidade e a honra da pátria, mais preciosas que a própria vida, permaneceu firme, cumprindo o desejo vitalício dos revolucionários pioneiros. Músicas carregadas de forte sentimento patriótico e orgulho nacional receberam calorosos aplausos do público.

Especialmente para os amigos estrangeiros, foi preparado um número musical com canções russas, que recebeu grande apreciação dos presentes. A sequência musical refletia a bravura, perseverança, patriotismo ardente e otimismo do povo e do exército russos, que lutam pela soberania e dignidade nacionais e pela paz e segurança do planeta.

Repleto do espírito de amizade e solidariedade, cada vez mais fortalecido na realização conjunta do ideal de construir países prósperos e poderosos, o espetáculo encerrou-se com o hino nacional da Federação Russa.

Ao final, fogos de artifício iluminaram e coloriram o céu noturno.

O espetáculo comemorativo do 80º aniversário da libertação da pátria, que exaltou com alta expressividade o orgulho e a determinação do povo coreano de continuar a escrever, com ardente patriotismo e indomável vontade, a grandiosa história de uma nação poderosa, deixou uma profunda impressão em todos os espectadores.