Coreia PopularDiplomacia

Kim Jong Un e Putin discutem cooperação e reafirmam apoio mútuo

(Pyongyang, 4 de setembro, ACNC)

O estimado camarada Kim Jong Un, secretário-geral do Partido do Trabalho da Coreia e presidente dos Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia, encontrou-se e manteve conversações, na tarde do dia 3 de setembro, na Casa de Estado de Diaoyutai, em Pequim, com o camarada Vladimir Vladimirovich Putin, presidente da Federação Russa, que participava nas celebrações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e na Guerra Mundial Antifascista.

O camarada Kim Jong Un tirou uma foto comemorativa com o camarada presidente Putin por ocasião do encontro em Pequim.

Às conversações participaram o camarada Serguei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Federação Russa; o camarada Andrei Belousov, ministro da Defesa; o camarada Aleksandr Kozlov, ministro dos Recursos Naturais e Ecologia; e o camarada Yuri Ushakov, assessor do presidente da Federação Russa para assuntos de política externa.

O camarada Kim Jong Un expressou sua alegria por voltar a encontrar-se com o camarada presidente Putin e avaliou positivamente o fato de que, desde a assinatura do tratado interestatal entre a Coreia e a Rússia, as relações entre os dois países se têm expandido e desenvolvido de forma dinâmica em várias áreas.

O camarada presidente Putin declarou que as relações entre a Rússia e a Coreia são relações especiais de confiança, amizade e aliança, e elogiou altamente a valentia e o heroísmo incomparáveis dos soldados coreanos demonstrados na operação de libertação de Kursk, afirmando que a Rússia jamais esquecerá os sacrifícios feitos pelo Exército coreano e pediu que fosse transmitida, em nome do povo russo, a mais calorosa saudação a todo o povo coreano.

O camarada Kim Jong Un expressou profundo agradecimento.

O camarada Kim Jong Un afirmou que a República Popular Democrática da Coreia continuará a apoiar plenamente a luta do governo, do exército e do povo russos pela defesa da soberania estatal, da integridade territorial e dos interesses de segurança, considerando tal apoio como um dever fraternal, e será inabalavelmente fiel à implementação do tratado interestatal entre a Coreia e a Rússia.

Os dirigentes supremos da Coreia e da Rússia discutiram detalhadamente os planos de cooperação prospectivos entre os dois países e reafirmaram sua firme determinação de continuar a elevar as relações bilaterais a um nível superior.

O camarada Kim Jong Un trocou opiniões francas com o camarada presidente Putin sobre importantes questões internacionais e regionais.

O encontro decorreu do início ao fim em uma atmosfera camaradesca e amistosa.

O camarada Kim Jong Un transmitiu calorosas saudações ao povo russo irmão e despediu-se calorosamente do camarada Putin.

(Fim)