Uma homenagem da Liga de Amizade com a Coreia (Brasil) ao brilhante camarada Kim Yong Nam
Com profundo pesar, recebemos a notícia do falecimento do estimado camarada Kim Yong Nam no dia 03 de novembro de 2025 aos 97 anos de idade.

Nascido sob o domínio colonial de uma potência imperialista estrangeira, ele viveu dificuldades como filho de uma nação derrotada. Após a libertação, aos 17 anos, Kim Yong Nam iniciou suas atividades sociais dedicadas à prosperidade e honra a seu país, a liberdade e felicidade do povo.
Ao retornar ao país em 1952, após participar de um programa de estudos no exterior nos primórdios do estabelecimento da democracia coreana, o país estava imerso em uma guerra feroz, se dedicando à formação de quadros no Partido, na Escola Central do Partido.
Entre os anos 1950 e 1960, Kim Yong Nam trabalhou no Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, contribuindo para o fortalecimento da autoridade externa do Partido, desenvolvendo o trabalho com as forças progressistas que apoiavam a causa coreana no cenário mundial.
Foi Vice-Ministro, Vice-Primeiro-Ministro e Ministro das Relações Exteriores, se dedicando por mais de 20 anos a atividades políticas e diplomáticas para proteger os direitos e interesses da nação.
Em meio a severas provações, e a pátria firme levantando a bandeira do socialismo, o camarada Kim Yong Nam assumiu o importante cargo de Presidente do Presidium da Assembleia Popular Suprema, defendeu fielmente a ideologia e liderança do Partido, demonstrou habilidades e experiências únicas no cenário internacional, acumuluando conquistas significativas na história da política e da diplomacia na República.
Com uma experiência de 80 anos de atividade, e com mais de 90 anos de idade, Kim Yong Nam ainda dedicava-se a transmitir sua sabedoria à futuras gerações, deixando como legado obras valiosas sobre a história gloriosa da República.
O camarada Kim Yong Nam foi agraciado com as mais altas condecorações da República, a Ordem de Kim Il Sung e a Ordem de Kim Jong Il, bem como o título de Herói do Trabalho e outras altas condecorações do Partido e do Estado por seus serviços meritórios ao Partido, à revolução, ao país e ao povo

O Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, a Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, o Presidium da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia e o Gabinete da República Popular Democrática da Coreia, anunciaram a decisão de realizar um funeral de estado ao falecido camarada Kim Yong Nam, formando um comitê funerário composto por 100 pessoas, incluindo o camarada Kim Jong Un, o camarada Pak Thae Song e o camarada Choe Ryong Hae.
Kim Yong Nam foi velado no Salão Sojanghoe, no distrito de Pothoggang, em Pyongyang, com visitas recebidas neste dia 04, com o cortejo fúnebre realizado no dia 5 (Horário de Pyongyang, GMT+9).
Em nome de todos os membros e amigos da Liga de Amizade com a Coreia (Brasil), enviamos ao Partido do Trabalho da Coreia, à Comissão de Assuntos Estatais, ao Presidium da Assembleia Popular Suprema, ao Gabinete da República Popular Democrática da Coreia, a todo povo coreano, familiares e amigos, nossa fraterna solidariedade neste momento de luto, em homenagem à vida e obra do camarada Kim Yong Nam, gravado na história da República Popular Democrática da Coreia para toda a eternidade.
Nalbert Rick Ferreira da Mata
Representante Nacional da Liga de Amizade com a Coreia (Brasil)
