Coreia PopularDiplomaciaRelações Internacionais

Cúpula histórica: Kim Jong Un e Xi Jinping reafirmam aliança estratégica

Pyongyang, 5 de setembro (ACNC) – O secretário-geral do Partido do Trabalho da Coreia e presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong Un, reuniu-se em 4 de setembro com o secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da República Popular da China, Xi Jinping, no Grande Palácio do Povo, em Pequim.

Xi recebeu calorosamente Kim Jong Un, com quem trocou cumprimentos e posou para fotos diante das bandeiras dos dois países.

O líder norte-coreano agradeceu à China pela recepção atenciosa à delegação da RPDC e felicitou a realização da cerimônia do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra o Japão e da Segunda Guerra Mundial Antifascista, destacando que o evento demonstrou ao mundo a firme determinação da China em defender a paz e reafirmou seu peso e influência no cenário internacional.

Xi Jinping, por sua vez, deu as boas-vindas à visita de Kim Jong Un e afirmou que a presença do líder norte-coreano na celebração foi prova do compromisso da Coreia em salvaguardar os resultados da vitória antifascista e uma oportunidade para fortalecer ainda mais as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

“China e Coreia compartilham o mesmo destino. Somos bons vizinhos, bons amigos e bons camaradas. A China valoriza profundamente a amizade tradicional e está disposta a defendê-la, consolidá-la e desenvolvê-la”, disse Xi, acrescentando que Pequim continuará apoiando a RPDC em seu caminho de desenvolvimento independente e na construção do socialismo em estilo coreano.

Kim Jong Un respondeu assegurando que, independentemente das mudanças no cenário internacional, a amizade entre Coreia e China é inabalável e que o fortalecimento dos laços bilaterais é uma posição firme do Partido do Trabalho da Coreia e do governo da RPDC. Ele reiterou o apoio total da Coreia às posições da China na defesa de sua soberania, integridade territorial e interesses de desenvolvimento.

Durante a reunião, os dois líderes trocaram opiniões de maneira franca sobre o reforço da comunicação estratégica de alto nível, coordenaram políticas independentes em relações exteriores e discutiram a intensificação da cooperação em questões internacionais e regionais de interesse comum.

O encontro ocorreu em clima caloroso e amistoso. Na mesma noite, Xi Jinping ofereceu um banquete em homenagem a Kim Jong Un.